quarta-feira, 23 de março de 2011

Rua Ramalhete, Tavito - 1979




Rua Ramalhete, Tavito -- 1979

Áudio e imagens do LP original.
Autoria: Tavito e Ney Azambuja
Músicos: Eduardo Souto Neto, Jamil Joanes, Paulinho Braga, Sérgio Dias (Guitarrista dos Mutantes).
Percussão: Ariovaldo Contesini
Trompetes: Márcio Montarroyos, Maurílio Santos.
Coro: Regininha, Jane Duboc, Márcio Lott e Flavinho

.

Rua Ramalhete - Trio Esperança



Trio Esperança-Rua Ramalhete


Tavito
Composição: Tavito e Ney Azambuja

Sem querer fui me lembrar
De uma rua e seus ramalhetes,
O amor anotado em bilhetes,
Daquelas tardes.

No muro do Sacré-Coeur,
De uniforme e olhar de rapina,
Nossos bailes no clube da esquina,
Quanta saudade!

Muito prazer, vamos dançar
Que eu vou falar no seu ouvido
Coisas que vão fazer você tremer dentro do vestido,
Vamos deixar tudo rolar;
E o som dos Beatles na vitrola.

Será que algum dia eles vêm aí
Cantar as canções que a gente quer ouvir?
.

terça-feira, 1 de março de 2011

Entrevista com TAVITO no Facebook - 25 fev 2011

.
Entrevista com TAVITO no Facebook no grupo do Blog Clube da Esquina

Entrevista com Tavito - 25/02/2011

Moderador BCE : Hoje dia 25/02/2011 às 20 horas, neste espaço, estará presente nosso querido e genial músico Tavito.

Tavito Carvalho : Já tô na área, bro.

Pedro Rossi : Vamos começar em instantes ...

Pedro Rossi : Ok gente 20 horas podemos começar.

Gente, gostaria de agradecer imensamente a generosidade deste ser humano genial, por aceitar c...ompartilhar conosco sua linda história. Obrigado TAVITO !!!!

Paulinho Saturnino Figueiredo : Tavito, ainda bem novo você participou da diáspora de talentos musicais das Geraes. As idas e vindas de sua geração de músicos foi fundamental para se formatar aquilo que se chamaria de moderna música mineira?

Tavito Carvalho : Paulinho, começando, não sei bem se é isso: Minas é uma tatuagem eterna no coração de quem nasce lá. As influências do caldeirão mineiro são visíveis em todas as obras do pessoal, para o bem e para o mal.

Monika Mendonça : Tavito sabemos que você fez parte do Som Imaginário, mas gostaria de saber que som você escuta HOJE?

Tavito Carvalho : Monika querida, escuto os mesmos, mais essa turma da vanguarda paulista, 5 a seco, Celso Viáfora, Juca Novaes. E a mineirada, CRARO.

Maisa Patrícia Velloso Maisa : Tavito, é uma honra estar aqui com você.Você tem uma facilidade muito grande em transitar por várias áreas, uma delas me causa curiosidade, que é o seu lado arranjador. Fale um pouquinho sobre isso.

Tavito Carvalho : Na verdade, sou um arranjador de araque. Não estudei orquestração o suficiente para escrever grandes partituras, muito menos reger uma orquestra. Mas dou minhas cacetadas, e elas, inesperadamente, funcionam.

Alan Romero : Dentre as muitas coisas que você faz bem, uma que é pouco conhecida é o teu talento de “escrevinhador”. Está na hora de lermos um livro teu. Você tem algum projeto na gaveta? Se não tem, estou aqui para botar pilha! Queremos saber o teu ponto de vista sobre tudo e mais alguma coisa. Que tipo de livro você gostaria de fazer?

Tavito Carvalho : Alanzito, tem um problema: sou um cara que precisa de bons motivos para escrever - e você sabe bem disso. Não me imagino nessa pilha de acordar cedo e escrever 20 laudas de uma história sem fim, como o Zé fazia. Gostaria, sim de publicar um livro de crônicas curtas, no máximo médias, enfocando as partes mais gozadas dessa vida que levamos, nós, os músicos, poetas, artistas em geral.

Alan Romero : Mãos à obra! O público espera pacientemente (mas não muito! hehe)

Cássia Regina : Querido grande mestre Tavito. Vai ter mais parcerias lindas..sua com Alexandre Lemos?

Tavito Carvalho : Fizemos, na semana passada, um hit terrível que vai ser gravado pela Bruna Caram. A letra foi feita em 5 minutos - e eu a musiquei em dois. Morará em vossas cabeças por muito tempo. É um visgo.

Deborah Souza Fraguito : Frio na barriga. Falando em visgo e morar, muita honra estar aqui Tavito. Faz parte da minha identidade musical. Você, conseguiu a sua “Casa no Campo” literalmente falando, ou essa casa é que mora dentro de você? Quer dizer, seu estilo de vida está mais para o “normal” ou é meio alternativo?

Tavito Carvalho : Meu estilo de vida é alternativamente normal, se é que há alguém que viva normalmente nos dias que correm. Sou um ligadão no meu tempo, e gosto das coisas, como todo mundo. Sou curioso e, fora a muvuca cosmopolita, adoro São Paulo, por exemplo. Não conseguiria manter a casa no campo que eu próprio vendo para o público, pelo menos não por enquanto.

Pedro Rossi : Então vamos lá ...Rua Ramalhete, não tem jeito. Todas as pessoas acham que essa música é história da vida delas, inclusive eu ! E como foi o processo de composição desta música? Complementando a pergunta... Você tem uma receita para compor?

Tavito Carvalho : Pedríssimo, essa resposta é complexa. Eu não tinha o discernimento necessário para me reconhecer como um hitmaker quando compus com meu amigo Ney essa canção. Foi puramente circunstancial, estávamos compondo para o disco, sábado à tarde, tomando uísque e mandando todas na trave. Quando me veio a idéia (baseada na presença de uma das moças “morantes” da Rua Ramalhete no Rio), a canção desceu do céu como manteiga. É uma história de minha adolescência, verdadeira e bela, igual a todas as histórias das adolescências espalhadas pelo mundo afora. Há um bordão universal que é vibrado quando se escuta essa canção. Quanto à receita, tenho não: espero ela descer do céu. Sempre.

Ivan Rodrigues : Mestre, boa noite, sempre achei sua voz um pouco parecida com Zé Rodrix, você tem parentesco com ele?

Tavito Carvalho : Só o parentesco das grandes amizades, aquelas dos irmãos que escolhemos. Influenciamos muito um ao outro, através da vida.

Maria Valéria Bethônico : Tavito, você ainda compõe jingles e comerciais, como aquele da copa? Digo, ainda faz parte de seu trabalho diário?

Tavito Carvalho : O jingle é uma atividade inteligente e benfazeja para qualquer aspirante a compositor. É meu plano B de vida, que muitas vezes se mistura ao plano A. Adoro fazer jingles, é altamente estimulante. Agora mesmo estou fazendo um para um banco. A parte não-correta é que você não escolhe o que ou a quem elogiar: é tudo maravilhoso, desde um carrão Mercedes até o Roberto Jefferson, hehehe.

Maria Valéria Bethônico : Hehe...Obrigada, Tavs.

Luiz Flávio De Assis : Tavito, boa noite! É um prazer poder estar aqui com toda essa turma toda... O que me diz sobre direitos autorais atualmente? Como vê a internet como meio de divulgação?

Tavito Carvalho : A internet é como uma bomba que explode todos os conceitos de comunicação acumulados até pouco tempo.É ótima e péssima. Fornece meios para que os espertos cometam qualquer descalabro, ao mesmo tempo em que é de valia extrema na busca da cultura e da informação. Nós, que já fizemos quarenta (huashuas) temos dificuldades expressivas com esse troço; mas é fascinante ver os resultados que se pode conseguir com seu uso de forma inteligente. Quanto aos direitos autorais, minha posição é "ruim com o ECAD, pior sem ele". Sou um heróico defensor da propriedade intelectual.Ver mais

Renata Gonçalves Chagas : Boa noite,Tavito.

Tavito Carvalho : Boa noite, ó Renata.

Renata Gonçalves Chagas : Gostaria de saber o que você acha do Festival Música Do Mundo, que este ano vai para sua terceira edição? Para os que não ouviram falar, este festival acontece em Três Pontas, em homenagem ao Bituca, é lindo!!!

Tavito Carvalho : Olha, minha querida, vou dar uma declaração aqui que talvez não devesse: meus dois cotovelos doem até hoje por não ter sido convidado pra essa coisa; tenho muita esperança que me chamem esse ano.

Tavito Carvalho : Maurice, meu ídolo, estás aí?!

Mauricio Gouvêa : Tavito, minha pergunta é sobre a VOX de 12 cordas, que, sozinha, traz muita estórias, né? Adoro este seu violão. Era uma época em que comprar instrumentos importados era muito difícil. Como foi que ela chegou até vc e virou este símbolo, uma assinatura sua nos discos do Som Imaginário ? Conte um pouco da estória dela prá gente e se, um dia, teremos a chance de vê-la ao vivo com vc nos palcos. Já fez alguma música prá ela ?

Tavito Carvalho : Maurice queridão, sei de seu fascínio com minha velha viola, ela é linda mesmo. Comprei-a em 1968 do roqueiro Renato Ladeira, filho da Renata Fronzi, e me lembro que custava uma fortuna quase impossível de ser paga (para minhas pobres algibeiras sem níquel), e isso marcou minha volta às boas com meu pai - que, condoído, deu-ma de presente. Ela foi comprada na Inglaterra, numa época em que não havia importados e nem facilidades de nenhuma espécie para obtê-los. Como nunca fui guitarrista, e sim violonista, caiu-me como uma luva nas mãos, além de emprestar uma sonoridade bem diferente ao grupo. Hoje ela dorme em sua capa no armário de meu estúdio, pois uma de suas tarraxas ferrou-se - e preciso achar quem me arranje uma original - não deixo por menos. Seu futuro será, certamente, ser doada ao Museu do Clube. Só daqui a muuuuuuitos anos.

Mauricio Gouvêa : Valeu Tavito, obrigado. Queria deixar aqui minha profunda admiração por vc também como músico, uma mão direita infernal, cheia de suingue. Grande influência !

Liège Portes : Como é amar o Flamengo e fazer um hino daquela grandeza pro Goiás?? Como foi que aconteceu isso?? Foi um convite direto? E quanto a sua carreira, você pode dizer que se considera realizado? Algum novo projeto?

Luiz Flávio De Assis : É sobre o Festival Música do Mundo. Realmente é inaceitável não contar com o Tavito nesse evento.

Monika Mendonça : Apoiado, incrível Tavito não estar na sua própria terra no seu próprio som, seria inimaginário? Já sei vão me expulsar, é tecnologia, é internet não é, liberdade de expressão!

Maisa Patricia Velloso Maisa : Olha, Tavito foi muito bom vc tocar nesse assunto.Se depender da minha vontade e do meu esforço vc estará aqui no Festival.Vc merece isso, nós merecemos!!!

Tavito Carvalho : Meu projeto de vida é, prosaicamente, continuar vivo. Tenho me cuidado bastante, pois tem ainda montanhas de lenha pra queimar na minha carroça. Meu novo CD vem aí, com uma proposta completamente diferente. Se tudo der certo, será lançado até setembro, outubro no máximo, junto com aquele devedêzim básico. Minhas prioridades são todas artísticas, incluindo uma proposta de escrever num jornal. Liu, você é um must de gente, sabia? Espero que me ajude quando for a BH lançar o disco.

Tavito Carvalho : Esqueci do Hino: como já falei, sou treinado para chutar no gol olhando pro bandeirinha, como faz o Ronaldinho Gaúcho.

Liège Portes : Hehehehe...obrigada!! Pode contar com isso!!

Ivan Rodrigues : Mestre, não sou músico, sou só um apaixonado, luto via internet, uma ferramenta muito importante para tal, contra a falta de justiça em nossa cultura, a mídia é muito manipuladora. Não aceito que o que tem valor não tem vez, só o que vende, o fácil, encontra espaço, Hélio Delmiro, foi preso por não ter dinheiro para pagar pensão alimentícia e muitos artista que não tem nenhum valor, não sabem o que fazer com o que ganha, a maioria das rádios só tocam músicas de gosto duvidoso, o que podemos fazer para alterar um pouco esse quadro?

Tavito Carvalho : Isto é um movimento das mídias massivas, apenas; há um insurreição brutal nos meios menos votados com visas à mudança desse quadro. Faço eco a uma entrevista que postaram na M-Música, dada pelo maestro Julio Medaglia: haverá uma onda alta na ciclotimia dos pruridos dos "formadores de opinião" jajá, por conta de verdades de mercado insofismáveis, que estão realmente ocorrendo hoje. Há fenômenos de boa música, tanto na canção quanto no instrumental, impossíveis de não serem notados. Sou um otimista? Sim, mas tenho razão.

Ivan Rodrigues : Valeu mestre!!! Também não perdi a esperança!!!

Alan Romero : Complementando para quem quiser saber mais. Aqui a entrevista do maestro Julio Medaglia e sua metragliadora giratória. rsrs http://www.revistabrasileiros.com.br/edicoes/43/textos/1379/

Renata Gonçalves Chagas : Como foi pra você ter vivido todo o início do Clube da Esquina e fale um pouco sobre a experiência de ter participado do disco clube da esquina.

Tavito Carvalho : Mary Valerie, não tinha visto. Renatinha, perdão.

Lá vai: O Clube da Esquina é o movimento mais sólido e significativo da história da música mineira - se não da brasileira. É um tsunami de criatividade promovido por um mentor único no mundo..., um gênio muito além dos gênios de plantão por aí. Não houve, não há e não haverá um músico como o Bituca na face da terra. Sei disso desde a primeira vez que o vi, numa longínqua madrugada por volta de 1965. Quando mais tarde tive a oportunidade de trabalhar a seu lado e me embeber de seu talento, sorvendo toneladas de informação inédita a cada encontro, a cada show, a cada disco, a cada ensaio, quase pirei na maionese. Este álbum, o "Clube 1" é certamente a bíblia do bom gosto e da surpresa a cada faixa; é uma honra estar nele, ter opinado e criado em prol de sua sonoridade única. Minha vida se fez com dois "antes e dois "depois": ouvir Tom Jobim e Milton Nascimento. E vou jantar aquela salada que a Celina está preparando lá na cozinha, que é o melhor a se fazer no momento; beijos a todos(as) e obrigado, do fundo do coração, por aturar-me todo esse tempo. Fui.

Renata Gonçalves Chagas : Beijos, obrigada pela paciência. Parabéns pelo seu trabalho!!!!

Alan Romero : Valeu, Tavix! Muito bom esse bate-papo em tão ótima companhia. Parabéns ao povo da produção! Abraços pra todo lado!

Tavito Carvalho : Última declaração: sabe por que a Hildinha não me perguntou nada? Porque ela já sabe tudo a meu respeito... + beijo procês tudo.

Deborah Souza Fraguito : Agradeço de coração ter tido a oportunidade de conhecer um pouco mais esse artista que é Tavito, cujas canções fazem parte da trilha sonora de minha vida. Obrigada a todos do Clube por terem me ajudado nessa minha primeira vez. Grata a todos, especialmente a Pedro e Valeria e espero poder participar dos próximos encontros... E queremos Tavito no Festival de Musica do Mundo!!!

Maria Valéria Bethônico : Tavito, obrigada pela participação amorosa, pela paciência, e pela amizade! Adorei participar, e adorei ler todas as suas respostas! Volte mais! Beijos

Pedro Rossi : Não acharei palavras para agradecer a todos, foi lindo. Isso foi uma experiência inovadora. Tavito vc está além, pode acreditar !!!!

Maria Valéria Bethônico : Pessoal do grupo, adorei as perguntas de todos vocês, ótimas, reveladoras, assim como as respostas de Tavito! Obrigada pela paciência de todos!

Cássia Regina : Um grande abraço ao Tavis, como sempre gentil, amoroso conosco. Um grande abraço a todos..muito obrigada por fazer parte dessa turma maravilhosa.

Liège Portes : Foi mesmo tudo de bom... parabéns ao entrevistado, aos entrevistadores, idealizadores, moderadores e a todos os participantes. Amei!! E que venham outras!! bjs a todos.

Maria Valéria Bethônico Essa 1ª experiência foi nota dez! Na minha avaliação foi ótima! Façamos mais entrevistas!

 
BlogBlogs.Com.Br